Embrapa apresenta inovações tecnológicas para o desenvolvimento da fruticultura no Ceará



 

A Embrapa Agroindústria Tropical participou, no último dia, do I Fórum da Fruticultura e do I Workshop de Empreendedorismo Rural do Cariri e Centro-Sul Cearense, realizados no
Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Iguatu. O evento fez parte da programação das Rotas da Integração Nacional, rede interligada de Arranjos Produtivos Locais (APLs) que objetiva promover a inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade de empreendimentos associados, a partir da coordenação de ações coletivas e iniciativas de agências de fomento.

Para Marlos Bezerra, pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, o evento idealizado pelo Centro de Inovação e Difusão de Tecnologias para o Semiárido (CIDTS) mostrou-se interessante por abordar a fruticultura, tema base do desenvolvimento científico da Unidade, além de possibilitar o firmamento de parcerias com o Instituto para o crescimento do setor na região do Centro-Sul e Sertão Central cearense. “Fomos convidados para realizar palestras sobre fruticultura, que é um tema nosso. A gente vislumbrou ainda a oportunidade de parceria com o Instituto Federal dentro desse programa de difusão e inovação”, comenta.

Marlos Bezerra mediou a palestra “Inovações tecnológicas nos sistemas de produção de frutíferas'', em que foram apresentadas inovações e metodologias de otimização do processo de cultivo de frutas como banana, manga, mamão e caju. Ele comenta, ainda, sobre a possibilidade de convergir as tecnologias voltadas à fruticultura produzidas por diferentes Unidades da Embrapa: “A nossa ideia é colocar para a região não só as tecnologias que a Embrapa Agroindústria Tropical desenvolve. A gente pode pegar a banana que é desenvolvida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas - BA) e manga, que tem pesquisas conduzidas pela Embrapa Semiárido (Petrolina - PE)”, disse

O desenvolvimento de inovações tecnológicas é um fator importante para o setor de produção agrícola. Marlos Bezerra destaca como a Embrapa pode contribuir para o crescimento dessa atividade: “Primeiro de tudo é preciso ter material genético de qualidade. Tem de começar com material de qualidade, como os nossos clones. O sistema de produção de mudas foi algo que ressaltei muito na minha apresentação. Esse é o principal, mas também tem todo o sistema de produção: condução das plantas, nutrição, controle fitossanitário e a parte de aproveitamento dessa fruta”.

Ebenézer de Oliveira, também pesquisador da Unidade, e Fernando Abreu, engenheiro de alimentos, mediaram a segunda palestra do evento, com o tema “Pós-colheita de frutíferas: processamento e agregação de valor''. A conferência apresentou possibilidades de aproveitamento integral de frutos, como meio de agregar valor à matéria-prima. Como um exemplo disso, a Embrapa Agroindústria Tropical vem desenvolvendo rotas tecnológicas que levem ao aproveitamento da fibra do caju, um coproduto abundante nas fábricas de suco normalmente descartado.


Embrapa apresenta inovações tecnológicas para o desenvolvimento da fruticultura no Ceará

Anexo