Industria têxtil aposta em tecidos sustentáveis para reduzir impacto ambiental



Produto é alternativa para gerar menos impacto ambiental na produção e no descarte de produtos têxteis

Com o objetivo de gerar menos impacto ambiental na produção e no descarte de produtos têxteis, uma alternativa é usar um “tecido sustentável”. Ele pode ser produzido a partir de material orgânicos como o caule da banana. Pode ser reutilizável, evitando o descarte depois de ser usado apenas uma vez. Ou ser ainda biodegradável.

Em 2017, a catarinense Diklatex começou a pesquisar um tecido mais sustentável para ser usado na fabricação de calcinhas menstruais. Recém-lançada, a linha Undertech traz três camadas têxteis absorventes que não utilizam plástico ou termoplásticos de poliuretano (TPU) - são feitas de poliamida e poliéster.

Por ser lavável e reutilizável, a produção de roupas íntimas com o tecido também contribui para a redução de lixo descartável gerada pelas consumidoras, já que até 200 quilos de absorventes íntimos convencionais podem ser gerados ao longo da vida fértil da mulher, sendo 90% de plástico.

O assunto é de interesse de grandes empresas e orgãos, o Senai está desenvolvendo um tecido a partir do caule da banana, que textura do algodão. E também está trabalhando a reciclagem da fibra mista de poliéster e elastano.

O grande desafio é mostrar que é possível confeccionar e produzir tecidos de forma sustentável.


Industria têxtil aposta em tecidos sustentáveis para reduzir impacto ambiental

Anexo