INSTITUCIONAL - UFG se reúne com Ministério do Desenvolvimento Regional



Na manhã desta quarta-feira (24/8), a reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) se reuniu com representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para discutir a captação de recursos para o projeto “Desenvolvimento do Polo da Fruticultura da Região Nordeste de Goiás: capacitação dos produtores e modelos de inteligência artificial aplicados ao balanço hídrico e ao clima”.

Conforme explicou o professor Waldemiro Alcantara da Silva Neto, coordenador da iniciativa, o encontro teve como objetivo discutir as diretrizes para o financiamento do projeto, que deve ser realizado junto ao Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

“Este é um projeto interdisciplinar, onde estarão envolvidas unidades acadêmicas como a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), Instituto de Informática (INF) e a Escola de Agronomia (EA). Ele visa fomentar o desenvolvimento do polo frutífero da região Nordeste de Goiás, identificada como uma das mais carentes do estado. Assim, a UFG irá prestar um apoio institucional, com o desenvolvimento de atividades de pesquisa, extensão e ensino”, detalhou Waldemiro.

Além do MDR, o programa conta com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás (Emater-GO) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Por fim, o gerenciamento do projeto será administrado pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape).

Na reunião, além do professor Waldemiro, participaram a reitora e vice-reitor da UFG, Angelita Pereira de Lima e Jesiel Carvalho e a pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Helena Carasek. Pelo lado do MDR, estiveram presentes a coordenadora geral de Sistemas Produtivos e Inovadores, Valquiria Duarte; o técnico em Políticas Públicas, Luiz Paulo Silva; e a assessora de projetos do MDR, Amanda Gaban Fillipi.


 


INSTITUCIONAL - UFG se reúne com Ministério do Desenvolvimento Regional

Anexo