MDR e Sebrae discutem futuras parcerias



O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) realizou visitas institucionais ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Na segunda-feira (29), o diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida, reafirmou a intenção de seguirem juntos nas iniciativas que promovem oportunidades no estado.

O Sebrae em Rondônia está dedicado a encontrar meios de incorporar o crédito fundiário no estado. O crédito fundiário é uma iniciativa do Banco do Brasil, junto com o governo federal, que oferece crédito para aquisição de terras e implantação inicial da atividade agropecuária. Recebem o benefício trabalhadores rurais sem-terra, pequenos produtores rurais arrendatários, parceiros, meeiros agregados, posseiros e proprietários de minifúndios.

O governo também oferece o PNCF, que é um programa complementar à reforma agrária que, por meio de linhas de financiamento, promove o acesso à terra e a recursos para investimentos básicos e produtivos, permitindo a estruturação dos imóveis adquiridos. Apoia-se nos princípios da participação, controle social, autonomia e transparência.

Em reunião com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foram traçados objetivos para a realização dessa ação em conjunto com o Banco do Brasil, que visam desburocratizar e ampliar o acesso dos agricultores familiares ao crédito fundiário.

E aconteceu logo em seguida a visita ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para a discussão de futuras parcerias que impactam diretamente o produtor rural. A reunião teve enfoque no andamento da iniciativa Rotas de Integração Nacional, que relaciona cadeias produtivas prioritárias com estratégias de desenvolvimento; e na realização de novas parcerias em iniciativas futuras, como já vinha sendo discutido em reuniões anteriores.

 

A agenda também contou com homenagens ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e ao ministro da Cidadania, Ronaldo Bento. Eles foram prestigiados pelo trabalho de desenvolvimento econômico da Amazônia e consagrados com a homenagem Líderes da Amazônia.


MDR e Sebrae discutem futuras parcerias

Anexo