MDR faz visita técnica à empresa São Salvador Alimentos, em Itaberaí (GO)



A equipe da Coordenação Geral de Sistemas Produtivos e Inovadores (CGPI), junto com um representante da Embrapa Arroz e Feijão, visitou instalações da empresa São Salvador Alimentos, em Itaberaí (GO). Essa atividade é parte de um projeto que visa identificar e disseminar o conhecimento na mitigação dos impactos das atividades econômicas na gestão dos recursos hídricos, por meio da análise da sustentabilidade (econômica, social e ambiental) em cadeias produtivas.

“Ações de excelência, que permitem a otimização da gestão dos recursos hídricos, integram as atividades cotidianas da empresa São Salvador, o que dará insumos para estudo de caso em avicultura de corte, no caso concreto, em indústrias de grande porte, na qual a indústria visitada está enquadrada.”, explica a Coordenadora-Geral da CGPI, Valquíria Duarte, que participou da viagem à empresa goiana junto com integrantes de sua equipe.

A visita aconteceu nos dias 10 e 11 de outubro e, além da Coordenadora, participaram – pelo Ministério do Desenvolvimento Regional – os servidores Ivan Michel Salazar Monteverde e Luiz Paulo de Oliveira Silva. Já a Embrapa Arroz e Feijão foi representada pelo pesquisador Alcido Elenor Wander. Essa atividade, de verificação das instalações presencialmente, é contemplada pelo escopo de um Projeto de Consultoria Pessoa Jurídica firmado entre a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), supervisão do Ministério do Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Interáguas. 

No primeiro dia foram visitados aviários em construção, unidades de parceiro de frango de corte e o Centro Administrativo da São Salvador. No dia seguinte, 11 de outubro, a comitiva esteve em unidades de produção animal (fábrica de rações, incubatório, armazéns, almoxarifado e central de resíduos), além de área de utilidades (ETA, ETE, Caldeira, FFO, lagoas de tratamento, área de educação ambiental). Finalmente, ainda no dia 11, houve reunião com a supervisão dos extensionistas de empresa, que atuam diretamente com os produtores.

Referência - A empresa São Salvador Alimentos atua no ramo alimentício, atendendo mercados no Brasil e no exterior. A Empresa está listada entre as 100 maiores empresas do agronegócio brasileiro, sendo uma das principais empresas produtoras de carne de frango do Brasil, com atuação em todas as etapas da cadeia produtiva, desde matrizes e produção de ovos férteis, até a distribuição de produtos in natura e processados. Nesse contexto, por ser referência no ramo de avicultura de corte no país, é um dos focos da pesquisa.

Pessoas na plataforma

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Homem de camisa branca

Descrição gerada automaticamente com confiança média               Homem em pé em área cercada

Descrição gerada automaticamente com confiança média

 

Imagens: Ivan Salazar

 


MDR faz visita técnica à empresa São Salvador Alimentos, em Itaberaí  (GO)

Anexo