MDR participa de Seminário Internacional na Tríplice Fronteira do Brasil, Peru e Colômbia



 

A promoção do desenvolvimento sustentável, a inovação e a inclusão produtiva da Faixa de Fronteira é uma das políticas públicas sob a responsabilidade da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Sintonizado com este objetivo, o MDR e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), idealizaram e formalizaram o Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 51/2020 SMDRU-UFAM, com o objetivo de implantar um Parque Científico e Tecnológico no Alto Solimões (Pactas), na Tríplice Fronteira do Brasil, Peru, Colômbia.

A implantação do Pactas resulta de ação coordenada diretamente pela SMDRU no contexto da Estratégia Rotas de Integração Nacional (Rotas) e da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), mediante cooperação com o Estado do Amazonas e entidades nacionais e locais: UFAM, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

O Pactas, implementado com recursos do TED 51/2020 SMDRU-UFAM realizou o I Seminário Internacional Pactas - Etnoconhecimento, Ciência e Tecnologia entre 26 e 28 de outubro, em Benjamin Constant, Amazonas, reunindo representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), UFAM, IFAM, Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT Guamá) . A Coordenação-Geral de Sistemas Produtivos e Inovadores (CGPI) da SMDRU/MDR foi representada na Mesa Redonda “Potencialidades e desenvolvimento regional do Amazonas”, pelo servidor Dr. Luiz Paulo de Oliveira Silva, que falou sobre o “Potencial econômico do uso sustentável da biodiversidade”.

Além do MDR, também participaram da Mesa-Redonda representante do Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que coordenou a Mesa.


MDR participa de Seminário Internacional na Tríplice Fronteira do Brasil, Peru e Colômbia

Anexo