Parceria entre MDR, IICA e UFG buscam o desenvolvimento da Fruticultura Goiana



A mobilização de produtores de manga e maracujá, que participam de projeto apoiado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Ministério do Desenvolvimento Regional e Universidade Federal de Goiás (UFG), foi o objeto da visita dos  representantes da iniciativa em Flores de Goiás (GO), realizada entre 04 e 06 de outubro. O assentamento Bonsucesso II recebeu o prof. Waldemiro Neto (UFG) e o servidor da SEAPA-GO, Alisson Ferreira. 
A visita é parte das ações do projeto "Desenvolvimento da Fruticultura Goiana: capacitação dos produtores e modelos de inteligência artificial aplicados ao balanço hídrico e ao clima" que tem o objetivo de capacitar produtores do local, em Gestão de Custos, Formação de Preços de Venda e Preparo de doces, geleias e cascas cristalizadas. A expectativa é que sejam capacitados 80 produtores com uma carga horária de 100 horas, divididas entre os três cursos. As capacitações acontecerão entre os meses de novembro de 2022 a fevereiro de 2023.
Essas ações visam levar novos conhecimentos aos produtores rurais, especialmente aos agricultores familiares e extrativistas proporcionando a eles ampliar sua produção, a qualidade de colheitas, a produtividade, geração de valor agregado aos seus produtos, geração de renda,  tornando-os mais competitivos, aptos a conquistar novos mercados e colocando um alimento seguro e saudável a disposição do consumidor. 
É mais uma atividade que integra o escopo da estratégia Rotas da Integração Nacional no estado de Goiás, como parte das ações da Rota da Fruticultura.


Parceria entre MDR, IICA e UFG buscam o desenvolvimento da Fruticultura Goiana

Anexo