Sebrae reúne Mapa, MDR, Apex Brasil e governo de Rondônia em agenda estratégica



 

Em reunião realizada nesta quinta (25) na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), diversas entidades federais estiveram, a convite do próprio Sebrae, reafirmando a intenção de seguirem juntos promovendo oportunidades junto ao setor produtivo da Amazônia Legal. 

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) enviaram seus executivos técnicos para debaterem com o Sebrae em Rondônia estratégias para superar os desafios amazônicos em busca do desenvolvimento sustentável da região. 

Pelo Mapa, a secretária executiva adjunta, Mara Marlene Papini, observou que tem no Sebrae um grande parceiro, inclusive que tem apoiado as iniciativas da Superintendência Federal de Agricultura no estado para promover eventos e ações que impactam diretamente o empreendedor rural. 

Já Essio Lanfredi Neto, representando a Apex Brasil, que recentemente correalizou um grande encontro empresarial em Israel, em missão Internacional realizada pelo Sebrae em Rondônia, disse que as intenções seguem no sentido de promover a cultura da internacionalização, especialmente dos produtos amazônicos. 

E pelo MDR, Sandra Holanda, secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, colocou o ministério à disposição de ações que possam mitigar as desigualdades. O MDR já tem iniciativas desenvolvidas com o Sebrae, a exemplo das Rotas de Integração Nacional, relacionando as cadeias produtivas prioritárias com estratégias de desenvolvimento. 

Na pauta da reunião, projetos e ações de cada instituição foram apresentados: Mapa, MDR, Apex, o próprio Sebrae e a Secretaria de Estado da Agricultura, representada pelo secretário Janderson Dalazen. Marcelo Thomé, representando a Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero) e a Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, apresentou a atuação das entidades que representa. 

Os projetos e ações foram discutidos para identificar as conexões entre os envolvidos e sobretudo o que é aderente à Amazônia, estabelecendo parcerias e sinergia entre as instituições. Temas convergentes como bioeconomia, agronegócio sustentável, a imagem da Amazônia e o protagonismo amazônida foram recorrentes entre todas as instituições presentes. 

Também esteve presente a Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais da Região Norte (Abase Norte), hipotecando apoio às iniciativas que promovam competividade dos pequenos negócios na Amazônia. O presidente da Abase Norte, Rubens Magno, do Sebrae no Pará, esteve participando da importante agenda. 


Sebrae reúne Mapa, MDR, Apex Brasil e governo de Rondônia em agenda estratégica

Anexo