Fortalecimento da produção de cacau na Bahia é tema de encontro na Sudene



Autarquia recebeu representantes de consórcios intermunicipais e empreendedores para discutir medidas para a revitalização da estrutura produtiva do setor, além de apoio para outras atividades produtivas no estado.

Recife (PE) – Oferecer capacitação profissional e difundir tecnologias de alta produtividade aos produtores de cacau na Bahia foram algumas das ações debatidas para o fortalecimento do setor no estado. O tema foi pauta de encontro ocorrido nesta quinta-feira (18) entre a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e representantes da Fundação Pau Brasil (Funpab) e dos consórcios municipais da Mata Atlântica (CIMA), dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc). A comitiva baiana também contou com a participação de empresários da região.

Os empreendedores e representantes municipais vieram à Sudene conhecer a atuação da superintendência e a aplicação dos instrumentos oferecidos pela autarquia para apoiar a cadeia produtiva do cacau na Bahia, além de outras atividades econômicas como a pecuária.
O encontro também teve o objetivo de promover a aproximação entre a Sudene, prefeitos e a iniciativa privada para fortalecer as atividades produtivas da região abrangida pelos consórcios presentes.

Uma das iniciativas que foi tema da audiência promovida na sede da superintendência no Recife foi o projeto “Conservação produtiva – cacau de alta produtividade e mais sustentável”, da Funpab. A ação prevê a implantação de unidades demonstrativas de qualificação do cacau, além da difusão de tecnologia para aperfeiçoar o manejo sustentável do insumo.

O superintendente da Sudene, general Araújo Lima, reconheceu a importância de investir na qualificação da estrutura produtiva da cadeia econômica do cacau na região. O gestor destacou, ainda, que os empreendedores locais podem contar com as linhas de crédito dos fundos regionais FDNE e FNE, além dos incentivos fiscais.

Araújo Lima também argumentou que iniciativas da Sudene como o Projeto de Desenvolvimento Federativo podem ser alternativas para levantar necessidades dos municípios e empreendedores e buscar apoio institucional e viabilizar iniciativas de fomento à economia local. Como encaminhamento, o superintendente da Sudene comprometeu-se em reunir a equipe técnica da autarquia para avaliar a estruturação de um programa que permita o fortalecimento da cadeia produtiva do cacau no estado baiano.

Por Agnelo Câmara


Fortalecimento da produção de cacau na Bahia é tema de encontro na Sudene

Anexo