MDR participa de “SUMMIT | Futuro das Cidades”, em Goiânia



A Coordenação-Geral de Sistemas Produtivos e Inovadores (CGPI/MDR), representando o Ministério do Desenvolvimento Regional, participou do evento “SUMMIT | Futuro das Cidades”, em Goiânia, no dia 22 de setembro. Como contribuição aos trabalhos, a CGPI/MDR fez uma apresentação sobre a estratégia Rotas de Integração Nacional, com destaque para a Rota da TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação).

“Nossa contribuição nesse Summit, ao destacar a Rota da TIC, é dar visibilidade do que está em andamento e ainda será feito para que – no futuro – seja nos campos ou nas cidades, se tenha acesso ao digital, ao online, ao fluxo de informações e conhecimento que possibilita mais desenvolvimento”, explica a Coordenadora Geral de Sistemas Produtivos e Inovadores (CGPI/MDR), Valquíria Duarte.

Além da Coordenadora, o Luiz Paulo Silva - Especialista em Políticas Públicas da CGPI/MDR, esteve presente e foi responsável pela apresentação das Rotas ao público do SUMMIT | Futuro das Cidades: Goiânia 2022. O evento foi espaço para discutir problemas e soluções para o crescimento das cidades brasileiras. Na ocasião, especialistas e gestores debateram assuntos relacionados com demandas das cidades contemplando desafios, emergências, boas práticas, estudos em andamento, perspectivas para as cidades brasileiras.

Interface gráfica do usuário, Site

Descrição gerada automaticamente

 

O evento teve palestras temáticas, rodadas de discussão, e, stands de cases e soluções, com a participação de entidades do Sebrae/GO, Tecno-TI, CTI prefeitura de Aparecida de Goiânia, Parque Tecnológico Samambaia/UFG, Comunidades StartupGO, OBr.global A2, SEDEC prefeitura Goiânia, Media Lab/UFG, Embaixada/Consulado EUA/SP, Indústria 4.0 / AMBEV, Sec. CT&I prefeitura de Campinas, CEIA/UFG, e, Porto Digital / Recife. Os temas trataram sobre Infraestruturas Digitais, Cidadãos do Futuro, Conectividade e Serviços, Inteligência, e, Desenvolvimento Regional.

Homem de boné e óculos escuros

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Apresentar a Rota da TIC, com destaque em relação às outras Rotas da Integração Nacional, permitiu maior convergência temática, com o MDR compartilhando informações estratégicas para o público participante.

Vale ressaltar que a Rota da TIC  tem como objetivos:

(i) Apoiar a estruturação de polos de TIC que atendam aos requisitos do programa; (ii) Desenvolver Agenda Nacional da Rota da TIC; (iii) Apoiar o desenvolvimento de soluções regionais de governo digital e municípios inteligentes (smart cities); (iii) Levar a Tecnologia da Informação e Comunicação para as demais Rotas e cadeias produtivas estratégicas para o desenvolvimento regional; e, (iv) Reduzir as diferenças regionais de acesso a infraestrutura e serviços digitais e mitigar efeitos negativos da transformação digital no território.

 

 

 

 


MDR participa de “SUMMIT | Futuro das Cidades”, em Goiânia

Anexo