Meliponicultura se torna tema de Congresso com programação científica, feira e encontro de criadores de abelhas em Manaus



 

De 21 a 23 de setembro será realizado em Manaus o I Congresso Amazonense de Meliponicultura (I CAM), que traz simultaneamente no período também a I Feira de Produtos e Equipamentos da Meliponicultura, o II Simpósio sobre Meliponicultura na Amazônia (II SimMel) e o IV Encontro de Criadores de Abelhas do Amazonas. A abertura do evento acontecerá na quarta-feira (21), às 15h30, no Auditório Eulálio Chaves, no campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O evento está sendo organizado por uma equipe multi-institucional do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Embrapa Amazônia Ocidental, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) Zona Leste e Associação de Criadores de Abelhas do Amazonas (Acam).

Com o tema “Profissionalização com Sustentabilidade”, o I Congresso Amazonense de Meliponicultura tem o objetivo de reunir, produzir e divulgar informações científicas e técnicas para o desenvolvimento da produção sustentável e economicamente viável de produtos oriundos da criação de abelhas-sem-ferrão, como mel, pólen e própolis, segundo explica a  coordenadora-geral do I CAM, Gislene Carvalho-Zilse, pesquisadora do Inpa.

Meliponicultura é o nome que se dá à atividade de criação de abelhas sem ferrão. Essas abelhas vivem em colônias sociais e pertencem à tribo Meliponini, sendo também conhecidas como abelhas nativas ou abelhas indígenas. Esta atividade, além de gerar renda para os meliponicultores por meio da comercialização dos diversos produtos das abelhas, também contribui para a conservação ambiental e incremento da produtividade agrícola através da otimização da polinização, conforme destaca Cristiane Krug, pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental e coordenadora científica do I CAM.

O evento reunirá cientistas, professores, estudantes, meliponicultores, empresários, gestores públicos e a sociedade em geral, do Amazonas e de outros estados brasileiros. Foram disponibilizadas  500 vagas para participação do congresso  mediante inscrição. As atividades serão distribuídas no espaço do campus da Ufam, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA).

 

Programação

Nos três dias de programação, de 21 a 23 de setembro, será apresentada a meliponicultura no Amazonas e no Brasil, por meio de oito painéis temáticos onze oficinas, cinco palestras masters que abordarão os principais temas da cadeia produtiva da meliponicultura com exposição de trabalhos científicos e técnico-práticos. A programação completa pode ser conferida no site do evento https://www.even3.com.br/icam2022/. De acordo com a coordenação geral do evento, a programação conta com 53 palestrantes, dos quais 18 pesquisadores, oito técnicos, um empresário, dois chefs e 24 meliponicultores.

 

Feira de produtos, gastronomia e concursos

O evento contará com área para exposição e comercialização de insumos na I Feira de Produtos e Equipamentos da Meliponicultura e com o “espaço gourmet” onde acontecerão dois momentos gastronômicos para demonstrar a versatilidade do uso dos produtos das abelhas-sem-ferrão na cozinha amazonense. Ainda, para estimular a produção com qualidade, serão promovidos Concursos de Mel, Fotografia e Invento, além de orientações técnicas na forma de balcões orientativos de órgãos públicos e da associação de criadores. 

 

Apoio

O evento conta com o apoio de órgãos públicos estaduais de fomento à pesquisa e produção agrícola, agências internacionais e agentes privados como Meliponário ZD, Ferragens Itamar e RedeMel.

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/


Meliponicultura se torna tema de Congresso com programação científica, feira e encontro de criadores de abelhas em Manaus

Anexo