Rota de Aprendizagem de Caprinos e Ovinos no Semiárido percorreu estados de PE, PI e PB
Foto: Rogério Vital
A Rota de Aprendizagem é uma metodologia cujo objetivo é identificar experiências de sucesso que podem ser reproduzidas e/ou adaptadas em outras localidades. Neste caso, foi promovida pela Embrapa Caprinos e Ovinos, Projeto Dom Helder Câmara, Projeto Adaptando Conhecimento para Agricultura Sustentável e Acesso ao Mercado (AKSAAM) e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) para estimular o intercâmbio de conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento sustentável do Semiárido brasileiro.
Jovens participando de associações e cooperativas de produtores; mulheres produzindo buchadas e incrementando a renda de suas famílias; produtores utilizando diversas tecnologias e transformando a propriedade em referência na região; frigoríficos e laticínios que buscam agregar valor à carne e leite dos animais; um curtume industrial que beneficia o couro de caprinos e comercializa produtos com alto valor agregado. Essas foram algumas das pautas que os integrantes da Rota de Aprendizagem na Produção de Caprinos e Ovinos no Semiárido
Em agosto de 2022, um grupo de 25 representantes de instituições ligadas à caprinocultura e ovinocultura na região percorreram cerca de mil quilômetros e conheceram experiências em Petrolina(PE); Betânia do Piauí (PI); Serra Talhada e Sertânia (PE); Coxixola, Sumé e Cabaceiras (PB). O encerramento da programação foi em Campina Grande (PB) com discussão sobre os locais visitados, os conhecimentos adquiridos e quando cada participante identificou como poderá aplicar esses conhecimentos no seu local ou instituição de origem. A escolha das instituições participantes foi baseada na atuação de cada uma nos respectivos estados, nas atividades de caprinocultura e ovinocultura.
Ana Clara Cavalcante, chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, explica que a rota de aprendizagem é um desejo que se tornou resultado do projeto realizado com os parceiros. “Ela serviu para mapearmos os desafios atuais enfrentados pelos produtores, associações, cooperativas e outros agentes importantes no setor produtivo. Conhecer essas dificuldades juntamente com os parceiros nos possibilita elaborar planos de ação para desenvolver soluções que voltam para serem validadas no campo”.
Sobre a metodologia
A rota de aprendizagem é uma metodologia já utilizada em outras experiências relacionadas à caprinocultura e ovinocultura no Semiárido brasileiro. Esta edição foi dividida em dois momentos: produção de carne e produção de leite. Foram visitadas unidades demonstrativas, onde pequenos agricultores são referência. Os participantes puderam conversar com eles e compreender como estão trabalhando os diferentes aspectos da produção de caprinos e ovinos. Nas visitas aos frigoríficos, laticínios e ao curtume industrial, foi possível discutir os desafios e oportunidades.
“O diferencial da metodologia é criar o ambiente propício para o intercâmbio de conhecimentos e a gente espera que as experiências visitadas deixem uma sementinha nos participantes para que possam adaptar e, na medida do possível, replicar nos contextos onde estão”, afirma Julio Worman, analista de programas do FIDA, que acompanhou todo o percurso. “É uma metodologia rica pela diversidade de participantes e instituições envolvidas e a ideia é que possa receber, no futuro, participantes de outros países da América Latina e da África”.
Cândido Roberto de Araújo é criador de caprinos e ovinos e responsável pela Capricon, que recebeu a visita dos participantes da rota. Ele afirma que a troca de experiência é muito importante pela possibilidade de iniciar relacionamentos com pessoas e formar laços que depois podem gerar novas parcerias.
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