Rota do Cacau expande produção e promove desenvolvimento nos estados do Pará e Bahia



Foto: Agência Brasil/EBC

A rota integra a estratégia Rotas de Integração Nacional, ação do MDR que estimula o desenvolvimento das cadeias produtivas

Sexto maior produtor de cacau no mundo, o Brasil considera a cadeia produtiva do fruto e do chocolate estratégica para o desenvolvimento regional em razão do grande número de ocupações e postos de trabalho gerados pelo setor. Com a proposta de estruturar essa cadeia, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) criou a Rota do Cacau na Bahia e no Pará, estados responsáveis por cerca de 96% de todo o cacau brasileiro. 

O cacau é uma das principais culturas agrícolas do Brasil, além de ser destaque no cenário internacional, de acordo com a International Cocoa Organization (ICCO, na sigla em inglês). Sua cadeia produtiva gera diversos postos de trabalho diretos e indiretos, especialmente para a agricultura familiar e extrativistas em territórios de baixa renda, comumente associada ao turismo e à gastronomia. Atualmente, há dois polos estruturados, sendo o Transamazônica, que alcança 11 municípios do Pará; e o do Litoral Sul da Bahia, composto por 26 municípios do estado.

Nos últimos anos, a produção estimada de cacau e derivados pelos polos da Rota do Cacau foi de cerca de 157 mil toneladas.

Rotas de Integração Nacional

As Rotas têm entre seus objetivos promover a coordenação de ações públicas e privadas em polos selecionados, mediante o compartilhamento de informações e o aproveitamento de sinergias coletivas a fim de propiciar a inovação, a diferenciação, a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos associados, contribuindo, assim, para a inclusão produtiva, inovação e o desenvolvimento regional.

"A Estratégia Rotas de Integração Nacional incentiva a criação de redes de cooperação e parceria entre órgãos e entidades federais, estaduais e municipais, bem como entre produtores, empresários, universidades e com os organismos de cooperação técnica internacional", explica a coordenadora-geral de Sistemas Produtivos e Inovadores do MDR, Valquíria Rodrigues. "Os resultados têm impacto positivo na geração de empregos e renda, fomenta a segurança, soberania alimentar e nutricional, estimulando o uso eficiente dos recursos naturais e exercício da cidadania".

Atualmente, há 11 Rotas reconhecidas: do Açaí, da Biodiversidade, do Cacau, do Cordeiro, da Economia Circular, da Fruticultura, do Leite, do Mel, da Moda, do Pescado e da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). que estimula o desenvolvimento das cadeias produtivas


Rota do Cacau expande produção e promove desenvolvimento nos estados do Pará e Bahia

Anexo