Apoiar a realização do 7° FRONTEIRA – Festival Binacional de Enogastronomia e desenvolver agenda con

Justificativa

As atividades propostas neste projeto estão a realização do 7° Fronte(i)ra - Festival Binacional de Enogastronomia, que ao longo dos últimos anos vem se firmando com  destaque  no calendário de atividades do sul do Brasil e região do Pampa, já que busca intensamente valorizar e revelar as características do Bioma Pampa, e sua potencialidade para produzir alimentos de qualidade.

Os realizadores do 7° Fronte(i)ra são Associação Comercial e Industrial de Santana do Livramento e de Rivera (ACIL e ACIR), Clube dos Diretores Lojistas de Santana do Livramento, Sindicato do Comércio Varejista de Livramento e Associação de Free Shop de Rivera, Prefeitura de Sant'Ana do Livramento e Intendencia de Rivera.

As ações propostas se justificam pelos desafios de:

- Qualificar e articular ações e projetos de turismo integrado nas cidades gêmeas de Santana do Livramento e Rivera;

- contribuir para a reflexão, trocas de experiências e articulação de projetos de desenvolvimento regional em torno do fortalecimento da cultura alimentar regional e do turismo entre Brasil o Uruguai;

- trabalhar pela valorização dos produtos locais e apoiar ações e projetos que focam na preservação do bioma Pampa;

- proporcionar espaços de mostra, recuperação e valorização do Patrimônio Cultural Alimentar da fronteira Rivera-Livramento, preservando memórias e difundindo técnicas tradicionais de preparo de pratos fronteiriços;

- cooperar para a construção de um polo turístico Enogastronômico na região, em parceria com agentes públicos, associações, cooperativas, setor privado e demais setores da comunidade;

- contribuir para a capacitação cada vez maior do setor gastronômico em parceria com as instituições de ensino e empresários locais, tendo como base a produção local;

As ações previstas são:

Seminário -   Integração e Desenvolvimento Econômico e Turístico da Fronteira (14 de agosto) 

Parceiros locais: Universidades, Senac, Acil, Acir, Sindilojas, Sesc, Conselho Municipal de Turismo de Livramento, Intendencia de Rivera, Prefeitura de Sant'Ana do Livramento e lideranças públicas e privadas do território.

Horário: das 8:30h às 12h

 

Almoço de instalação da Câmara Binacional de Turismo Sant'Ana do Livramento – Rivera (14 de agosto)

A Câmara tem por objetivo coordenar a elaboração do planejamento estratégico do Turismo nas cidades de Sant'Ana do Livramento e Rivera, construir e coordenar o calendário de eventos da Fronteira e auxiliar na qualificação técnica do setor. 

Horário: 12:30h 

 

Seminário das Governanças (14 de agosto)

Seminário com a presença de representantes de instituições e políticas públicas contemplando os seguintes segmentos: Polo do Mel (São Gabriel-RS), Polo Rota do Cordeiro (Sant'Ana do Livramento-RS) e Polo da Agricultura Irrigada (Dom Pedrito-RS)

Horário: das 14h às 18h

 

Workshop para elaboração de Agenda de projetos estratégicos de infraestrutura (14 de agosto)

Workshop com lideranças públicas e privadas do território Pampa Gaúcho, com a participação de pares de Rivera e entorno (UY), para elaboração de "Agenda de Projetos Estratégicos de infraestrutura", nos eixos de logística de transporte, telecomunicações e internet, gestão de recursos hídricos, reciclagem e reúso de resíduos e energias renováveis a serem implantadas ou melhoradas no território.

Horário: das 9h às 12:30h e das 14h às 18h

 

Encontro da Faixa de Fronteira (15 de agosto)

Prefeitos, Intendentes, Secretários e Diretores de turismo e de agricultura da faixa de fronteira; Ministérios das Relações Exteriores do BR e UY; Ministério do Desenvolvimento Regional; Ministério do Turismo do BR e UY.

Horário: das 9h às 12:30h

 

Seminário Internacional: Ciência, Alimentação e Desenvolvimento da Fronteira (13 de agosto)

Este seminário tem por objetivo relacionar a alimentação (da produção ao consumo), a cultura, o bioma pampa e a Fronteira, visualizando projetos conjuntos entre as instituições de ensino e demais parceiros para o desenvolvimento da região.  

Parceiros locais: Universidades da Fronteira Sant'Ana do Livramento - Rivera, Prefeitura de Santana do Livramento e Intendencia de Rivera.

Horário: 14h às 18h

 

Feiras Permanentes (12 a 15 de agosto) 

As feiras tem objetivo de mostra e comercialização dos principais produtos da região. 

Feira do Mel 

Feira do Cordeiro 

Feira do Artesanato da Fronteira 

Feira do Vinho  

 

Aulas Show da Cozinha Fronteiriça (14 de agosto)

Aulas de Cozinha com quatro renomados Chefs do Brasil e do Uruguai onde apresentarão clássicos da Cozinha Fronteiriça e darão destaque aos produtos regionais.  

Organizadores: UTU, Ifsul 

Local - Parque Internacional 

Horário: 14h as 18h 

 

II Concurso de Pratos de Cordeiro (14 de agosto)

Concurso realizado entre escolas de gastronomia do Brasil e do Uruguai, que desenvolvem pratos à base de Cordeiro e demais produtos regionais. 

Organizadores: Senac, Sindicato Rural de Sant'Ana do Livramento, Sociedade de Fomento de Rivera, Conselho Municipal de Turismo de Livramento, Prefeitura e Intendencia, Sociedade Criolla de Rivera.

Horário: 19:30 

Local: Parque Internacional

 

A Ferro e Fogo Binacional (15 de agosto)

Evento de Assados que reúne 20 chefs do Brasil e do Uruguai sob a coordenação do Chef Marcos Livi / BR para celebrar a integração da Fronteira. 

Momento de valorização do principal prato tradicional fronteiriço: As(s)ado e seus acompanhamentos. Destaque para o Cordeiro. 

Público estimado: 2.000 pessoas 

Local - Parque Internacional 

Horário - 12h as 17h

 

Motivação:

Destacar a singularidade e diversidade da região da Fronteira, através da realização do Festival Binacional de Enogastronomia, numa região em que o turismo é uma realidade em pleno processo de fortalecimento, valorizando e qualificando a produção e a gastronomia da região. Os seminários previstos irão integrar e articular ações das diferentes instituições atuantes na Fronteira em relação a gastronomia, turismo e produção local.

Cronograma Físico/Financeiro: