Polo Sertão do Inhamuns

Partes Interessadas

Cadastre-se como interessado neste polo.

O programa Rota do Cordeiro, parceria do Ministério da Integração Nacional e Embrapa Caprinos e Ovinos, atua no município de Tauá (CE) desde 2012. O município foi piloto para o programa, hoje estendido para o Sertão dos Inhamuns, polo composto por 06 municípios: Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis,Tauá e Independência. O município de Independência, embora não pertença geograficamente aos Inhamuns, foi incluído por sua importância e semelhança com os demais no contexto da produção de ovinos e caprinos e interação com Tauá e Quiterianópolis.
Um aspecto forte no Polo é a cultura local, as expressões culturais e historicidade em eventos e gastronomia, a densidade significativa de rebanhos caprino e ovino, representatividade do setor produtivo na produção de produtos diferenciados, iniciativas e apoio de programas governamentais e privados. Tauá, cidade de referência do Polo, é famosa pela manta de carneiro, uma espécie de carne de sol ovina, específica e tradicional da região, que busca a certificação de origem para diferenciação e agregação de valor. Tauá é o principal município do Estado em volume de produção e apresenta também uma estrutura institucional de ensino, pesquisa e extensão para apoio, como o Instituto Federal do Ceará (IFCE), Ematerce e escolas profissionalizantes. Semelhante aos outros municípios do polo, Tauá apresenta um grande número de pequenos estabelecimentos rurais, beneficiamento informal, comércio de produtos tradicionais de caprinos e ovinos e também um alto consumo dessas carnes. Na caprinocultura leiteira, Tauá tem avançado por meio de programas de iniciativa do governo do estado, havendo um pequeno volume de produção e venda para programas governamentais. Na tentativa de fortalecer a rede institucional e de entidades ligadas aos produtores, a iniciativa da Rota do Cordeiro incentivou a formação de um grupo gestor local. A ideia foi encampada pela administração do município e hoje Tauá tem a primeira Câmara Setorial Municipal da Ovinocaprinocultura do país. A câmara foi estabelecida por decreto municipal, após articulações com a prefeitura, câmara dos vereadores, entidades públicas e privadas, associações, sindicatos e cooperativas de produtores e trabalhadores. Em Tauá, projeto piloto da Rota do Cordeiro, realizou-
-se a primeira oficina de planejamento, também visando consolidar uma carteira de projetos construída junto com os produtores. Essa carteira de projetos funciona como guia para um programa de desenvolvimento regional, onde os projetos componentes são definidos de acordo com as necessidades e as possibilidades de superar entraves à produção, beneficiamento e comercialização, e aproveitar oportunidades que possam alavancar a economia local e regional, tendo a caprinocultura e a ovinocultura como elementos de grande importância. Após essa primeira oficina, os procedimentos foram aprimorados. Nas oficinas subsequentes há elementos que não aparecem nos resultados da Oficina de Tauá, como é o caso da “Visão de Futuro do Polo” e outras ações de corte territorial, inspiradas nos princípios do SIAL. O nome do polo também não foi definido na oficina, mas a nomenclatura do “Sertão de Inhamuns” já era utilizada e bem aceita pelos produtores e outros parceiros.

Área de Atuação

Reuniões Públicas

Data Assunto Organização Status Inscrição