Polo do Mel de Jandaíra

Partes Interessadas

Cadastre-se como interessado neste polo.

Polo do Mel de Jandaíra – Rio Grande do Norte

APRESENTAÇÃO

Atualmente formado por 11 municípios, o Polo do Mel de Jandaíra foi consolidado pelo Comitê Gestor do Polo na Oficina de Planejamento Estratégico no estado do Rio Grande do Norte, em 12 de abril de 2018, o que lhe confere o status de ser o primeiro Polo e único criado especificamente para a meliponicultura a ser apoiado pelo Programa Rotas, implantado pela Secretaria de Mobilidade Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU) do MDR.  O Comitê Gestor do Polo do Mel de Jandaíra vem se constituindo como colegiado participativo deste território, composto por entidades dos entes federados (poder público), instituições privadas e organizações da sociedade civil do Polo. Abrange os municípios de Açu, Bento Fernandes, Jandaíra, João Câmara, Mossoró, Parazinho, Pedra Petra, Pedro Avelino, Riachuelo, São Paulo do Potengi e Touros. No último encontro do Comitê Gestor, no mês de outubro de 2020, foi realizada a Oficina de Estratégias para Consolidação do Polo do Mel de Jandaíra, tendo como propósito aprimorar a carteira de projeto, definir o projeto prioritário e analisar as metas viáveis, possibilitando a execução orçamentária no valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), além de subsidiar a base para o Plano Nacional da Rota do Mel apresentado na Conferência Nacional da Rota do Mel, realizada setembro de 2021.

VISÃO DE FUTURO

Após a apresentação do diagnóstico nacional da cadeia produtiva do mel, os participantes da oficina foram convidados a validar, de forma conjunta, a visão de futuro do Polo do Mel de Jandaíra. Sendo confirmada a manter a seguinte visão:

“Ser referência em meliponicultura sustentável, contemplando produtos bons, limpos e socialmente justos, da produção à comercialização de mel e seus derivados, com qualidade vinculada à origem”.

MATRIZ SWOT/FOFA

Após a visão delineada, partimos para um diagnóstico local do Polo. Neste diagnóstico participativo listamos, discutimos e priorizamos internamente quais os nossos pontos fortes e nossas fragilidades e, na outra ponta, listamos externamente as oportunidades e ameaças. Assim, podemos olhar para dentro do Polo (quais nossas características e como influem nos resultados) e para fora do Polo (o que está acontecendo na região, no país, no mundo que pode nos beneficiar ou prejudicar). Este diagnóstico em formato de matriz é fundamental para indicar os projetos que serão discutidos na carteira de projetos, conforme detalhado a seguir, no Quadro 3, a matriz deste Polo.

CARTEIRA DE PROJETOS

Com base no diagnóstico validado pelos participantes da oficina de planejamento, foi dado início à etapa “mais operacional da oficina”, pois nela foram discutidos os projetos de interesse do Polo. Este é o momento de listar quais projetos serão indicados para potencializar nossos pontos fortes ou minimizar nossas fragilidades. Da mesma forma, quando pensamos no ambiente externo, vislumbrando quais projetos nos fazem aproveitar as oportunidades que surgem ou nos protegem das ameaças observadas. A carteira de projetos do Polo, apresentada na Quadro 4, é uma planilha estruturada com duas entradas. No cabeçalho superior temos os elementos: eixo temático; componente; projeto; e partes interessadas. No cabeçalho lateral temos: insumos e produção; infraestrutura e financiamento; capital social e governança; beneficiamento e agregação de valor; e meio ambiente, regularização fundiária e marco legal.

 

 

Contextualização do Polo

O presente portal sintetiza a construção coletiva do Planejamento Estratégico do Polo do Mel de Jandaíra, dentro do Programa de Rota de Integração Nacional, que foi realizado em parcerias com os entes federados (municípios e estado), instituições Privada, Instituições de Ensino e Pesquisa, sociedade civil e o Ministério do Desenvolvimento Regional, no ano de 2018.

 

Ao longo de três anos, foram realizados oficinas, reuniões de comitê gestor, eventos de capacitação e elaboração participativa do planejamento estratégico e apresentação da política pública de desenvolvimento regional, para nivelamento dos conceitos, construção da metodologia de planejamento, análise dos diagnósticos qualitativos e quantitativos secundários e primários disponíveis, reconhecimento da identidade regional por meio de definição do nome do polo, construção da visão de futuro para o polo territorial, identificação dos eixos e seus complementos, aderiram a política de desenvolvimento regional(tipologia da PNDR), elaboração de carteiras de projetos do polo, definiram projetos prioritários, modelo de gestão por meio de comitê gestor eleito pelas partes interessadas.

Agora é momento de assumir o compromisso por meio da plataforma, de mostrar o que seremos, aonde chegar, qual entendimento nós temos da realidade, que caminhos vamos trilhar para estabelecer nosso modo de vida por meio da meliponicultura, com renda aceitável, sustentável, coletividade e por último o cooperativismo.

 

Atualmente formado por nove municípios, o Polo do Mel de Jandaíra foi consolidado pelo Comitê Gestor do polo na Oficina de Planejamento Estratégico no estado do Rio Grande do Norte em 12 de abril de 2018, o que lhe confere o status de ser o primeiro polo e único criado especificamente da meliponicultura a ser apoiado pelo Programa Rota de Integração Nacional, implantado pela Secretaria de Mobilidade Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

 

O Comitê Gestor do Polo do Mel de Jandaíra vem se constituindo como colegiado participativo deste território, composto por entidades dos entes federados( poder público), institutiçoes privadas organizações da sociedade civil do polo, abrange os municípios de Açu-RN, Barcelona-RN, Jandaíra-RN, João Câmara-RN, Mossoró-RN, Pedro Avelino-RN, Riachuelo-RN, São Paulo Do Potengi-RN, Serra Do Mel-RN.

 

A linha do tempo do Planejamento do Polo.

Abril de 2018

A primeira oficina de planejamento estratégico, realizada em Joao Câmara -RN nos dias 12 e 13 de abril de 2018, com aproximadamente 60 participantes, teve como objetivo  a definição da área de abrangência, em seguida a construção do nome do polo,  adiante a visão do futuro do polo, elaboração da carteira de projetos prioritários e eleição do Comitê Gestor .

Refletindo sobre cada etapa da metodologia e fermentas aplicadas dessa noção, os participantes tiveram a oportunidade de manifestar o seu entendimento e interesse sobre cada uma das partes que compõem o planejamento estratégico, indicando a inclusão do termo “polo do mel”, passando então a ser registrado como “Polo do Mel de Jandaíra”, identificando-se por esse nome.

Junho de 2019

A segunda oficina foi realizada no município de Mossoró -RN, entre os dias 14 e 15 de junho de 2019 na Universidade Federal Rural do Semiárido e teve como objetivo de validar e aprimorar a carteira de projeto e ademais escolher o projeto prioritário e ainda analisar as metas viáveis possibilitando a execução orçamentaria no valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais do Polo do Mel de Jandaíra. O evento teve a duração de dois dias e participaram cerca de 16 representantes, do Comitê Gestor e instituições parceiras e o Ministério do Desenvolvimento Regional entre outros.

Outubro de 2020

 

No terceiro momento de encontro do comitê gestor foi realizada a oficina de Estratégias para consolidação do Polo do Mel de Jandaíra, , a oficina teve o propósito de subsidiar base para subsidiar o Plano Nacional da Rota do Mel a ser apresentado no Seminário Nacional da Rota do Mel que ocorrerá em outubro de 2021, sendo realizada por meio da ferramenta on line zoom no dia 23/10/2020, com a participação aproximadamente 30 participantes desta instância colegiada.

Diagnóstico

A estruturação do diagnóstico do polo é o momento do planejamento estratégico que possibilita ao comitê gestor (tomadores de decisão), avaliar qual o caminho a seguir para o desenvolvimento do polo, as qualidades do polo, de forma sustentável e persistente.

Quando o Comitê Gestor do Polo do Mel de Jandaíra se encontram com este desígnio, descobriu uma série de subsídios ao diagnóstico da situação do polo, muitos dados para analisar, sob diversas perspectivas de análise e fontes primárias, variadas e secundárias.

Mas pela primeira vez, um grupo de meliponicultores trabalhou essas informações sob o ponto de vista da vida rural e agroecológica, do homem e da mulher trabalhadora, tomando consciência de que a globalização desviou parte de uma população dos benefícios da riqueza, mas antes de tudo, existem outras formas de desenvolvimento, com base solida, igual e amigável.

Este modo de vida resiste até os dias hoje, busca recuperar na memória coletiva do campo, trabalhado com o suor e alegria do povo do sertão.

Para o polo foi importante considerar os diagnósticos existentes as riquezas da caatinga e valorização do sertanejo e a integração com o meio ambiente sustentável. Mas a primeira coisa que os participantes ressaltaram, no entanto, foi a ausências de análise, sistematização e apropriação dos mesmos pelo público no meio rural, conforme dito na oficina.

Diante disso, buscou-se uma forma coletiva de análise a partir de dados secundários e primários de instituições de pesquisa (IBGE, UFERSA), com o propósito de entender a realidade e a identificação dos problemas do polo e dos fatores que conformam a identidade do polo, além de dar os subsídios necessários à tabulação e elaboração de bancos de dados.

Diante desse contexto, o já citado documento preparado para subsidiar as discussões no polo, foi fundamental para que o comitê gestor pudesse destacar os aspectos apresentados para o diagnóstico do Polo do Mel de Jandaíra,

 

Área de Atuação

Reuniões Públicas

Data Assunto Organização Status Inscrição