Polo do Mel do Semiárido Piauiense

Partes Interessadas

Cadastre-se como interessado neste polo.

POLO DO MEL DO SEMIÁRIDO PIAUIENSE – PIAUÍ

 

APRESENTAÇÃO

O Polo do Mel do Semiárido Piauiense inclui as regiões de Picos e a Serra da Capivara, tendo abrangência nos seguintes municípios: Acauã, Anísio de Abreu, Bela Vista do Piauí, Belém do Piauí, Bom Jesus, Campo Grande do Piauí, Campo Maior, Caridade do Piauí, Cristino Castro, Francisco Macedo, Geminiano, Isaías Coelho, Itainópolis, Jacobina do Piauí, Jaicós, Lagoa do Sítio, Marcolândia, Massapê do Piauí, Padre Marcos, Patos do Piauí, Paulistana, Picos, Queimada Nova, Santana do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, São Braz do Piauí, São José do Peixe, São Raimundo Nonato, Simões, Simplício Mendes, Vera Mendes e Wall Ferraz. O Polo tem como objetivo promover o desenvolvimento territorial e regional, por meio do fortalecimento de arranjos produtivos locais associados à apicultura, meliponicultura e produtos das abelhas em regiões priorizada. O produto principal é a produção de mel com certificação orgânica. Segundo Paiva (2021), o estado do Piauí foi o terceiro estado da federação com maior produção de mel no ano de 2020. O programa tem auxiliado na preservação do meio ambiente e elevado o grau educacional de todas as pessoas envolvidas, bem como, vem promovendo o aumento da renda média das famílias e reduzindo o êxodo rural na região do Semiárido Nordestino.

VISÃO DE FUTURO

Após a apresentação do diagnóstico nacional da cadeia produtiva do mel, os participantes da oficina , realizada em novembro de 2020, foram convidados a validar, de forma conjunta, a visão de futuro do Polo do Mel do Semiárido Piauiense. Sendo mantida a seguinte visão: “Consolidar a posição de maior produtor de mel orgânico do mundo”.

MATRIZ SWOT/FOFA

Após a visão delineada, partimos para um diagnóstico local do Polo. Neste diagnóstico participativo listamos, discutimos e priorizamos internamente quais os nossos pontos fortes e nossas fragilidades e, na outra ponta, listamos externamente as oportunidades e ameaças. Assim, podemos olhar para dentro do Polo (quais nossas características e como influem nos resultados) e para fora do Polo (o que está acontecendo na região, no país, no mundo que pode nos beneficiar ou prejudicar). Este diagnóstico em formato de matriz é fundamental para indicar os projetos que serão discutidos na carteira de projetos, conforme detalhado a seguir, no Quadro 5, a matriz deste Polo.

MATRIZ SWOT/FOFA DO POLO DO MEL DO SEMIÁRIDO PIAUIENSE

CARTEIRA DE PROJETOS

Com base no diagnóstico validado pelos participantes da oficina de planejamento, foi dado início à etapa “mais operacional da oficina”, pois nela foram discutidos os projetos de interesse do Polo. Este é o momento de listar quais projetos serão indicados para potencializar nossos pontos fortes ou minimizar nossas fragilidades. Da mesma forma, quando pensamos no ambiente externo, vislumbrando quais projetos nos fazem aproveitar as oportunidades que surgem ou nos protegem das ameaças observadas. A carteira de projetos do Polo, apresentada na Quadro 6, é uma planilha estruturada com duas entradas. No cabeçalho superior temos os elementos: eixo temático; componente; projeto; e partes interessadas. No cabeçalho lateral temos: insumos e produção; infraestrutura e financiamento; capital social e governança; beneficiamento e agregação de valor; e meio ambiente, regularização fundiária e marco legal.

Área de Atuação

Reuniões Públicas

Data Assunto Organização Status Inscrição